Interiorização

Unilab, uma universidade federal no interior de dois estados do nordeste brasileiro

Sob o impulso da interiorização da educação superior no Brasil, de simbolismos histórico-culturais e de articulações políticas e regionais, a Unilab tem sede e demais unidades em municípios no interior dos estados do Ceará e da Bahia, região Nordeste do Brasil. Essas cidades trazem em sua história relevante contribuição de populações negras e de movimentos abolicionistas.

Para ofertar educação superior em regiões distantes das capitais e de grandes centros urbanos, a instituição lida com os desafios impostos pelas limitações de infraestrutura locais e pelas especificidades socioculturais, políticas e econômicas dessas pequenas cidades.

Em fase de consolidação e de expansão, a Unilab demonstra importante potencial não apenas como espaço de formação em nível superior e de produção de conhecimento, mas também como relevante vetor de desenvolvimento para as regiões onde se encontra e para os países com os quais se integra.

A Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) atua e presta apoio a outras instâncias da universidade na articulação com prefeituras, instituições e parceiros locais e na operacionalização de convênios e acordos de cooperação.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar