Prointer | Unilab
Internacionalização universitária, relações institucionais e internacionais da Unilab com CPLP e demais países, especialmente de África

Basilele Malomalo inicia gestão como pró-reitor de Relações Institucionais e Internacionais da Unilab

Data de publicação  11/02/2026, 16:30
Postagem Atualizada há 7 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem um novo gestor à frente da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer). O professor Basilele Malomalo foi oficialmente nomeado para o cargo por meio da Portaria Reitoria/Unilab nº 29, de 29 de janeiro de 2026, publicada no Diário Oficial da União no último dia 2 de fevereiro. Ele sucede o professor Sabi Bandiri na condução das políticas de internacionalização da universidade.

Perfil do novo Pró-Reitor

Natural da República Democrática do Congo e naturalizado brasileiro, Basilele Malomalo possui uma trajetória acadêmica e profissional de destaque internacional. É Pós-doutor em Segurança Alimentar e Nutricional e Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp).

Docente da Unilab desde 2012, vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL), o novo pró-reitor coordena o Grupo de Pesquisa África-Brasil e atua como expert da plataforma Harmony with Nature da ONU, além de ser consultor da Unesco na elaboração de manuais didáticos de História Geral da África (HGA). Sua atuação perpassa redes internacionais de pesquisa, sendo membro do Comitê Internacional da Cadeira da Unesco em Educação Transformadora no Canadá e pesquisador do Centro Internacional de Civilização Bantu (Ciciba).

Confira aqui o currículo lattes

Visão de gestão: Ubuntu e Intersetorialidade

Segundo o novo pró-reitor, sua atuação será pautada pela filosofia africana Ubuntu, que se resume na máxima: “Eu sou porque nós somos”. O gestor enfatiza que a responsabilidade da Prointer será compartilhada com uma equipe qualificada, buscando uma construção coletiva.

“Assumo a responsabilidade de um pró-reitor que não atua isoladamente, mas em conjunto com toda uma equipe. Temos um quadro qualificado e compromissado. Aposto nesses servidores e terceirizados para construir uma política de gestão que parta da base e do coletivo”, afirmou.

Entre as prioridades da nova gestão está a intensificação da escuta à comunidade acadêmica e uma política de internacionalização que envolva os vários setores da universidade.

Nossa intenção é dar continuidade às ações exitosas das gestões anteriores, trazendo inovações onde for necessário. Uma percepção central é a necessidade de trabalharmos a internacionalização na Unilab sob uma perspectiva intersetorial. Isso exige que cada unidade perceba que nosso diferencial como universidade pública é sermos, antes de tudo, uma comunidade acadêmica internacional”, pontuou.

Malomalo pretende também que os eventos organizados pela Prointer dialoguem com coletivos estudantis, grupos de imigrantes, redes de ativistas e de intelectuais que pensam o internacional sob o paradigma do transnacional negro.

Mesmo diante de ciclos de crises no orçamento federal, o novo pró-reitor manifesta que pretende colaborar com forças internas e externas para que a política de internacionalização da Unilab continue sendo um modelo institucional.

Categorias