Lançado edital do Programa de Apoio ao Estudante de Mobilidade Internacional

Data de publicação  30/07/2024, 15:27

A Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) torna público o Edital 02/2024/Prointer , contendo normas para solicitação de auxílios do Programa de Apoio ao Estudante de Mobilidade Internacional (PAEMOB). O edital estará vigente até o dia 31 de dezembro de 2024. O objetivo é fornecer apoio financeiro aos/às estudantes da Unilab, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para participarem de programas e ações de mobilidade internacional.

Poderão inscrever-se no processo seletivo estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Unilab, que tenham sido aprovados em programas de mobilidade internacional, preferencialmente, oriundos da rede pública de ensino e com renda per capita de até 1,5 salário mínimo vigente.

Modalidade e valor de auxílio
Concedido com o objetivo de apoiar estudantes que participarão de programas e ações de mobilidade internacional, o auxílio destina-se a cobrir os custos associados aos trâmites migratórios necessários para a mobilidade internacional. Para fins das aquisições de que trata o Auxílio, são entendidos como despesas migratória: custos com visto, deslocamentos internos (no Brasil), hospedagem e alimentação. Serão ofertados até 4 auxílios de R$1.000,00 por candidato(a) a serem pagos em parcela única.

Requisitos para participar do Programa

Poderão candidatar-se os estudantes que atendam às seguintes exigências:
I – Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unilab;
II – Ter completado pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso.
III – Possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio;
IV – Não possuir nenhuma reprovação por falta nas disciplinas matriculadas.

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos será realizada pela equipe da Seleção de Articulação Interinstitucional e Mobilidade Internacional (SAIMI), com base nos seguintes critérios:
I – Índice de Desempenho Estudantil (IDE) (40%)
II- Participação em projeto de pesquisa ou extensão de caráter internacional (30%)
III- Critérios Socioeconômicos (10%)
IV- Carta de motivação (10%)
V- Proficiência em Idioma estrangeira (10%)

Inscrição
Para participar do Programa Apoio à Mobilidade Internacional, o/a estudante deverá apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação:
I – Formulário de solicitação devidamente preenchido [ LINK];
II – Histórico Escolar atualizado e Índice de Desempenho Estudantil (IDE) expedidos pela Secretaria de Registro Acadêmico, Arquivo e Gestão da Informação (SECRAGI);
III – Comprovante de Matrícula Atual;
IV – Currículo Lattes Atualizado;
V – Documento Oficial de Aceite emitido pela instituição estrangeira na qual o/a estudante pretende realizar mobilidade;
VI – Plano de estudos ou plano de atividades a serem desenvolvidas durante a mobilidade;
VII – Comprovante de renda per capita de até 1,5 salários, conforme anexo I;
VIII – Carta de Motivação;
IX – Declaração de Participação em atividades extracurriculares e projetos de extensão de caráter internacional (Não obrigatório).

>Todas as informações sobre o Programa podem ser conferidas na página de editais do site da Prointer.