Lançado o Processo Seletivo de Estudantes Internacionais 2025

Data de publicação  26/08/2024, 18:01
Postagem Atualizada há 3 semanas

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, por meio da Pró-reitoria de Relações institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab), publicou, nesta segunda-feira (26), o edital do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais 2025. São ofertadas 585 vagas para os cursos de graduação, destinadas a candidatos(as) com nacionalidade de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Confira aqui a live de lançamento.

As inscrições acontecem das 00h00 do dia 27 de agosto até às 23h59 do dia 5 de setembro, horário de Brasília, mediante preenchimento de Formulário Eletrônico de Inscrição, devendo o candidato(a) selecionar somente um dos links abaixo de acordo com o curso pretendido:
I. Para candidatos ao curso de Medicina: selestmedicina.unilab.edu.br
II. Para candidatos aos demais cursos: selest.unilab.edu.br

Documentação necessária

O candidato precisa, obrigatoriamente, inserir no Formulário Eletrônico de Inscrição as seguintes informações:
a) Número do bilhete de identidade, que precisa ser registrado em dois campos diferentes indicados do Formulário;
b) Dados pessoais, que devem ser idênticos aos que constam no Bilhete de Identidade (BI) do candidato;
c) Informações socioeconômicas, por meio do preenchimento do Questionário Socioeconômico presente no Formulário;
d) Notas registradas em seu Histórico Escolar, idênticas às que constam no Histórico Escolar;
e) Endereço eletrônico (e-mail) atualizado, individual e de uso contínuo, sob pena de não recebimento das informações do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais.

Deve também obrigatoriamente anexar ao Formulário Eletrônico de Inscrição os seguintes documentos:
a) Bilhete de Identidade (frente e verso), que deve ser digitalizado (escaneado) de forma legível.
b) Histórico Escolar completo do ensino secundário (médio), que deve ser digitalizado (escaneado) de forma legível e conter assinaturas das instituições concedentes, a relação completa das disciplinas cursadas e notas obtidas durante todas as séries do ensino médio.

Confira todas as informações no edital e em seus anexos:

Edital Prointer nº 003/2024 – PSEI 2025

Anexo I – Distribuição de vagas 2025.1
Anexo II – Distribuição de vagas 2025.2
Anexo III Definição dos fatores F1 e F2
Anexo IV – Tabela de conversão
Anexo V – Grade de disciplinas no Selest
Anexo VI – Pesos das provas por curso
Anexo VII – Conteúdo programático
Anexo VIII – Critérios de avaliação da Redação

Plantão Tira-dúvidas

Acesse aqui a sala virtual
(Horário de Brasília) *

28/08/2024 (quarta-feira) – 10h às 11h  /  14h às 15h
29/08/2024 (quinta-feira) – 10h às 11h  /  19h às 20h
30/08/2024 (sexta-feira) – 10h às 11h  /  14h às 15h
02/09/2024 (segunda-feira) – 10h às 11h  /  19h às 20h
03/09/2024 (terça-feira) – 10h às 11h  /  14h às 15h
04/09/2024 (quarta-feira) – 10h às 11h  /  14h às 15h
05/09/2024 (quinta-feira) – 10h às 11h  /  14h às 15h

* Variação de fuso horário:
Angola: + 4h
Cabo Verde: + 2h
Guiné-Bissau: + 3h
Moçambique: + 5h
São Tomé e Príncipe: + 3h
Timor-Leste: + 12h

Informações falsas

A Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) alerta para a circulação de notícias falsas a respeito do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais da Unilab, principalmente no que se refere à oferta de bolsas integrais ou parciais. Fique atento(a) às informações divulgadas exclusivamente nos canais oficiais da Unilab:

www.unilab.edu.br
instagram.com/prointer.unilab  /  instagram.com/unilaboficial
facebook.com/prointer.unilab   /  facebook.com/unilaboficial

Bolsas x Auxílios de Assistência Estudantil

O Processo Seletivo de Estudantes Internacionais não envolve a oferta de bolsas, cabendo ao estudante selecionado dispor dos meios para custear seu deslocamento ao Brasil e sua permanência ao longo do curso. Como praticado nas demais universidades federais brasileiras, na Unilab não há pagamento de mensalidades (propinas), sendo esse custo assumido pelo Governo Federal.

Uma vez matriculado, o estudante poderá pleitear auxílios do Programa de Assistência ao Estudante (não são bolsas), destinados a apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em despesas como moradia, alimentação e transporte. Essa oferta se dá por meio de edital específico, e não o do PSEI, gerido pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

Saiba mais aqui.

Acompanhe todas as etapas na página do PSEI 2025.