Missão do projeto Capoeira avança na cooperação entre Unilab, ABC/CPLP e Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Guiné-Bissau
Destinada à validação do projeto, a missão em solo guineense tem o objetivo de apoiar a inserção da capoeira no currículo do curso de Educação Física.
De 9 a 13 de maio, Guiné-Bissau recebe uma delegação brasileira em missão de validação do projeto “Capoeira: formação educativa para a cidadania”, cujo objetivo é apoiar a inserção da capoeira no currículo de formação de professores e graduandos em Educação Física. O projeto é fruto da cooperação internacional entre a Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) – em processo de transição para se tornar a Faculdade de Motricidade Humana de Bissau –, a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A agenda de trabalhos da missão inclui audiências com autoridades governamentais e acadêmicas locais, reconhecimento de espaços para execução das atividades, além de discussão com a equipe técnica da faculdade para adequações do texto final do projeto de cooperação. A missão conta ainda com oficinas de sensibilizações iniciais sobre as práticas da capoeira, das quais participam professores e graduandos do curso de Educação Física e Desporto da ENEFD e estudantes de escolas de ensino secundário, públicos aos quais se destinam as ações do projeto.
Integram a delegação a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Artemisa Candé Monteiro; o chefe da Assessoria de Relações Públicas e Assuntos Internacionais, Robério Nery; a analista de projetos da ABC, Zeli Rocha; o professor Ricardo Nascimento (IH/Unilab), coordenador do projeto; a professora Elizia Ferreira (IHL/Unilab), vice-coordenadora do projeto. Completam a delegação o mestre de capoeira Augusto Silva, baiano, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Capoeira Angola; e a mestra de capoeira Carla Silva, cearense, da Associação Zumbi Capoeira.
O projeto resulta de demanda encaminhada por autoridades bissau-guineenses ao Secretariado Executivo da CPLP, com base em iniciativa realizada primeiramente em São Tomé e Príncipe. Por meio da ABC, a Unilab foi convidada a ser instituição executora do projeto, com recursos do Fundo Especial da CPLP. O projeto prevê missões de execução, leituras e rodas de conversa virtuais e troca de experiências, ao longo de dois anos. Além dos coordenadores, a equipe do projeto reúne os(as) docentes da Unilab Bruno Amaral, Igor Monteiro, Larissa Gabarra e Sálvio Fernandes, todos capoeiristas e pesquisadores(as) de capoeira.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab e Agência Brasileira de Cooperação executam missão internacional do Projeto Ripes junto à CPLP
- Pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais participa de Seminário Brasil – África, da Funag, Governo Federal e MRE
- Unilab emite nota de pesar pelo falecimento de Elizabeth Chicoco, de Moçambique
- Cônsul estadunidense e gestão superior da Unilab estreitam parcerias
- Cônsul dos EUA discute parcerias com Unilab em visita nesta sexta-feira (17)