Pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais participa de Seminário Brasil – África, da Funag, Governo Federal e MRE
No marco das comemorações do Dia da África – 25 de maio -, a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prointer/Unilab), Artemisa Monteiro, foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para participar do seminário “Brasil-África: relançando parcerias”. Na ocasião, Monteiro apresentou trabalho intitulado “Cooperação educacional Brasil – África: uma experiência de sucesso”.
O seminário ocorreu de 23 a 25 de maio, sendo uma iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), do Ministério das Relações Exteriores e do Governo Federal.
Artemisa Monteiro apresentou o trabalho sob o tema “Empoderamento: cooperação educacional, equidade de gênero e empreendedorismo social”, no painel “Cooperação educacional e acadêmica Brasil-África: uma experiência de sucesso”, junto com o diretor do Departamento Jurídico do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, embaixador Hercules Cruz (videoconferência), e sob a mediação da embaixadora Glivânia Maria de Oliveira.
O painel seguinte, “ Os próximos 50 anos da cooperação educacional e acadêmica”, contou com o primeiro reitor da Unilab, Paulo Speller, e agora reitor da Universidad Afro-Americana de África Central, na Guiné Equatorial.
“Fui convidada na condição de estudante de cooperação e pró-reitora da Prointer. Dei testemunho do sucesso do PEC-G (Programa de Estudantes de Cooperação de Graduação), do qual fui bolsista, e também dos pontos que podem ser melhorados no referido programa. Também levei as minhas vivências e experiências na Prointer sobre a internacionalização, sinalizando os protocolos criados sobre a internacionalização na Unilab e a melhoria das relações internacionais via Prointer”, informa Artemisa Monteiro.
A pró-reitora sublinhou que a Unilab é outro caso de sucesso da parceria Brasil – África, tendo, em quase 13 anos de existência, formado mais de dois mil quadros para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops).
O seminário terminou com um almoço oferecido pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. “A sensação desse convite é indescritível. Apesar das relações que eu já tinha com MRE/DCE enquanto estudante cooperação e agora pró-reitora, senti-me privilegiada e honrada no universo dos estudantes estrangeiros egressos do PEC-G. O convite para almoçar com o presidente, ser a convidada dele para partilhar a mesma mesa, impactou-me”, relata Artemisa.
Fonte: Portal da Unilab
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab emite nota de pesar pelo falecimento de Elizabeth Chicoco, de Moçambique
- Missão do projeto Capoeira avança na cooperação entre Unilab, ABC/CPLP e Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Guiné-Bissau
- Cônsul estadunidense e gestão superior da Unilab estreitam parcerias
- Cônsul dos EUA discute parcerias com Unilab em visita nesta sexta-feira (17)