Projeto Capoeira
O projeto Capoeira: formação técnico-profissional e cidadania atende a demanda do Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau, com intuito de expressar, tanto por meio de comunicações formais, quanto por meio do Ponto Focal de Cooperação deste país, por ocasião da Reunião de Pontos Focais de Cooperação da CPLP.
O presente documento foi preparado com base no projeto apresentado a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), por parte da entidade proponente a Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Guiné-Bissau.
Enquanto entidade executora brasileira, a UNILAB pretende apoiar a iniciativa, dando suporte para que se possa atingir o objetivo estabelecido pelo projeto de compartilhar conhecimento técnico-metodológico e teórico sobre a arte e a prática esportiva da capoeira, assim como sobre sua utilização como recurso pedagógico, artístico e cultural.
A Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD), criada em 30 de novembro 1979, com o objetivo de responder as necessidades formativas da Guiné-Bissau neste setor. Atualmente, está integrada na Escola Superior de Educação (ESE) através do decreto lei N.21/2011, e também constitui uma unidade orgânica da Universidade Amílcar Cabral (UAC) com a natureza jurídica de pessoa coletiva de direito público que goza da autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.
O objetivo desta proposta é subsidiar as ações da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) de Guiné Bissau em seu propósito de integrar a capoeira no currículo do curso de professores de Educação Física e Desporto.
O projeto vem ao encontro dos objetivos da CPLP ao promover a cooperação entre países de língua portuguesa, com vistas a fomentar o desenvolvimento socioeconômico e o intercâmbio cultural, bem como promover a prática do desporto, a melhoria na qualidade de vida e a valorização da cultura, sem perder de vista a identidade nacional.
Por sua peculiar natureza híbrida, de prática desportiva, modalidade de luta e manifestação cultural e artística, a prática da capoeira constitui-se em um meio de convivência social em benefício da saúde física e emocional, criando oportunidades para que todos, mas em especial jovens e crianças, construam valores sólidos e estabeleçam amizades. A sociabilidade, a consciência de grupo e o senso de responsabilidade estimulados pela capoeira são exemplos de competências fundamentais para uma transição consistente da criança e do adolescente para a vida adulta.
O projeto é destinado à formação de 5 professores da ENEFD, os 140 graduandos, 200 estudantes das escolas públicas e 04 instrutores que terão a oportunidade de se desenvolverem dentro de uma modalidade artística, esportiva e cultural. O projeto, para além de proporcionar um aumento do nível técnico e teórico dos professores e alunos, também permite a melhoria da qualidade de vida e aumento da autoestima, das noções de higiene e saúde que modificam inclusive a apresentação pessoal e a proatividade na busca de melhorias em relação ao emprego e estudo; promoção da inclusão, por meio de ações realizadas nas escolas, espaços públicos e instituições, que resultam num aumento da percepção e do envolvimento no contexto de sua sociedade; a educação para o respeito e a valorização dos mais idosos; a melhoria da saúde dos participantes pela prática esportiva, com estimulo ao desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis; a ampliação de conhecimentos relativos à prevenção de doenças e primeiros socorros.
Coordenadora pedagógica: Prof.ª Dr.ª Elizia Cristina Ferreira (elizia@unilab.edu.br)