PSEI 2025: Unilab convoca 2.344 candidatos internacionais para as provas de seleção em seis países

Data de publicação  23/10/2024, 11:46
Postagem Atualizada há 4 horas

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio da Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), publicou nesta quarta-feira (23), as listas de convocação de candidatos(as) do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais – PSEI 2025 para a fase de provas de Redação e de Conhecimentos Específicos. Ao todo, 2.344 candidatos foram habilitados para essa última etapa da seleção.

As provas estão previstas para serem aplicadas entre os dias 22 de novembro  e 2 de dezembro em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o apoio das embaixadas brasileiras e de instituições parceiras locais. As datas, horários e locais específicos em cada país serão confirmados pelas embaixadas e divulgados posteriormente.

Os candidatos com histórico escolar deferido foram classificados a partir da média de seu histórico, da maior nota para a menor. São convocados para a fase de provas os classificados até 8 (oito) vezes o número de vagas ofertadas, por curso de 1ª opção.

Confira a relação de convocados, por país:

Angola (Geral)
Angola (Medicina)

Cabo Verde (Geral)
Cabo Verde (Medicina)

Guiné-Bissau (Geral)
Guiné-Bissau (Medicina)

Moçambique (Geral)
Moçambique (Medicina)

São Tomé e Príncipe (Geral)
São Tomé e Príncipe  (Medicina)

Timor-Leste (Geral)
Timor-Leste (Medicina)

Atendimento especializado e específico

O candidato(a) que necessitar de atendimento especializado e/ou específico para realizar a prova deverá encaminhar a solicitação por meio do formulário Atendimento Específico até o dia 28 de outubro, informando qual a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as seguintes opções definidas no edital:

a) Atendimento Especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
b) Atendimento Específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica (por exemplo, motivos religiosos).

Além de informar a motivação,  o candidato deve anexar a documentação oficial comprobatória, em formato PDF (laudo médico ou declaração emitida por entidade religiosa).

Todas as informações desta edição do processo seletivo estão disponíveis em PSEI 2025.

Resultado definitivo da avaliação de históricos

DEFERIDOS

Angola

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

INDEFERIDOS

Angola

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste
Indeferidos (Medicina)

Por que não fui convocado(a) se meu histórico foi deferido?

O fato de o histórico ser considerado deferido significa que ele está de acordo com o que foi solicitado pelo edital, mas isso não assegura o acesso para a etapa de aplicação de provas.

O histórico deferido gera ao candidato a Nota do Ensino Secundário (NES), que é a média aritmética do somatório das notas das disciplinas cursadas, em cada um dos três últimos anos do Ensino Secundário/Médio (item 6.2.2.4 do Edital Prointer nº 03/2024). A partir da Nota do Ensino Secundário (NES), os candidatos são classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior nota para a menor.

A quantidade de vagas ofertadas para cada curso, multiplicada por até 8 vezes, define quantos candidatos dessa lista de classificação são convocados para as provas.

Por exemplo: para Moçambique, foram ofertadas 2 vagas para o curso de Engenharia da Computação. Então são convocados para a fase de provas 8 vezes esse quantitativo de vagas, isto é, 16 candidatos (2 vagas x 8). Portanto, no ranking de classificação dos moçambicanos para o curso de Engenharia da Computação, definido a partir da média geral do histórico, são convocados os 16 primeiros candidatos da lista. Os demais candidatos estão desclassificados. A relação geral de convocados de Moçambique reúne os candidatos de todos os cursos classificados conforme explicado acima. Desse modo é feito com todos os cursos e países envolvidos no certame.