Unilab e Universidade Federal de Itajubá discutem mobilidade internacional e parcerias estratégicas

Data de publicação  14/11/2023, 15:20

No último dia 30 de outubro, a Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais representou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em visita técnica à Universidade Federal de Itajubá (Unifei), instituição especializada na área tecnológica e considerada referência no cenário de engenharia no Brasil. A atividade envolveu tratativas sobre mobilidade internacional, pesquisas conjuntas e redes estratégicas, três das Diretrizes de Internacionalização da Unilab.

A Unilab foi representada pelo coordenador de Projetos Internacionais, Cooperação e Convênios, Sabi Yari Moïse Bandiri. “Esta visita favoreceu significativamente a colaboração acadêmica entre a Unilab e a Unifei, abrindo portas para uma série de oportunidades de pesquisa, intercâmbio de conhecimentos e mobilidade internacional para os alunos. A Unilab está ansiosa para explorar essas oportunidades e continuar promovendo a excelência acadêmica e a pesquisa de ponta”, afirmou ele, que cumpriu agenda institucional com o diretor de Relações Internacionais da Unifei, Tales Cleber Pimenta.

Na ocasião, o diretor apresentou o panorama de mobilidade internacional da Unifei, o qual abrange programas renomados, como Erasmus, Brafitec, ELAP Canada e Eiffel da França, entre outros. Ele se colocou à disposição para apoiar o setor de Mobilidade da Unilab, compartilhando a experiência da Unifei nessa área.

Bandiri também se reuniu com professores e pesquisadores da Unifei para a prospecção de parcerias na pesquisa acadêmica conjunta. Entre as áreas exploradas, foram identificadas oportunidades de cooperação científica em energias renováveis, Internet das Coisas (IoT) e hidrogênio. Os docentes também manifestaram interesse em desenvolver orientação conjunta a estudantes da Unilab que desejam cursar pós-graduação na Unifei, facilitando a integração dos discentes em um novo ambiente acadêmico. As interações resultaram em visita aos laboratórios de Microeletrônica e Telecomunicações (LABTEL).

Outra possibilidade de parceria em rede identificada durante a visita técnica foi o Fórum de Pesquisa Agrícola na África (FARA, na sigla em inglês), atualmente sob coordenação do professor Vladimir Di Lorio, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esse fórum é parte integrante de um acordo estabelecido com o Fundo Fiduciário de Educação Superior da Nigéria (TETFund) e a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), abrindo portas para pesquisas colaborativas de grande relevância.

A agenda institucional incluiu ainda um encontro com egressos da Unilab dos cursos de Engenharia de Energias e Matemática, hoje discentes de pós-graduação da Unifei. Eles expressaram reconhecimento pela qualidade da formação que receberam na Unilab.