Prointer | Unilab
Internacionalização universitária, relações institucionais e internacionais da Unilab com CPLP e demais países, especialmente de África

Unilab marca presença na 40ª reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Agronegócio – CT Agro, em Brasília

Data de publicação  24/04/2025, 12:11
Postagem Atualizada há 2 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

No último dia 10 de abril, a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Claudia Carioca, participou da mesa de abertura da 40ª reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Agronegócio – CT Agro, realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), onde ocorreu a atualização dos Programas Estruturantes e Mobilizadores do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Na oportunidade, foram discutidos os desafios para os Sistemas Agroalimentares Brasileiros, frente às mudanças climáticas e às desigualdades regionais, com o objetivo de elaborar proposições colaborativas e intersetoriais em áreas prioritárias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Setor Agropecuário Sustentável e da Agricultura Familiar.

Em seguida, Jaqueline Sgarbi, docente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab), apresentou o projeto “Plataforma de Ciência, Tecnologia e Inovação em rede para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”. O projeto é liderado na Unilab por Sgarbi (secretária do Muconsan/CPLP), juntamente com as docentes Maria Marques Oliveira, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Unesp), e Fabiana da Cruz, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A concepção da proposta amplamente debatida no Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (Muconsan-CPLP) em 2003 e 2024 está em fase de análise , sendo ancorado na  Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab) e contextualizado no “Programa 10. Segurança Alimentar – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para Segurança Alimentar e Erradicação da Fome com Inclusão Socioprodutiva”, do MCTI.  “O projeto inova na perspectiva de ter uma coordenação compartilhada e uma gestão participativa envolvendo todos os países membros atuantes no Muconsan/CPLP e aportando recursos diretamente nos territórios, tantos brasileiros (Bahia e Ceará), como nos demais países da CPLP. A execução conta com oito universidades e suas redes locais e aproximadamente 30 pesquisadores envolvidos diretamente”, enfatiza Jaqueline Sgarbi.

Sobre o Muconsan-CPLP

O Muconsan-CPLP surge a partir da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (Esan), que criou, no próprio espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um mecanismo que facilitasse a participação das organizações de ensino superior no processo organizativo da CPLP, para que possam contribuir, a partir de suas experiências e trabalho relevantes, para o avanço na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nos 9 países que compõem a CPLP.

Desde 2018, o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (Muconsan-CPLP) se reúne ordinariamente duas vezes por mês para debater e encaminhar temas pertinentes ao ensino, pesquisa e extensão no campo da Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP e a seu Plano de Trabalho bianual. O referido projeto se insere num contexto de outros Projetos articulados pelo coletivo do Mecanismo a exemplo do Projeto de Fortalecimento do Ensino Pesquisa e Extensão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Unilab ( Fase I e Fase II) e o Projeto Ecossistemas de Tecnologias Socioterritoriais Afro-brasileiras em Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional, todos financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Para mais informações sobre o projeto, envie e-mail a projeto.consan@unilab.edu.br ou prointer@unilab.edu.br.

Fonte: Site da Unilab.

Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO