Bolsista do Projeto Consan representa Unilab em evento nacional sobre soberania e segurança alimentar

Data de publicação  11/10/2023, 16:53

Entre 25 e 27 de agosto, em São Paulo, jovens de 13 estados brasileiros se reuniram para o Encontro Nacional de Juventudes, Soberania e Segurança Alimentar, sob o lema “Impactos da fome na saúde mental”. O Ceará esteve representado pela estudante Jucilma Manuel, discente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e bolsista do projeto de Soberania e Segurança Alimentar da CPLP – Projeto Consan, vinculado à Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais. O evento foi organizado pela Comissão Nacional de Juventude APNs, em parceria com o Instituto Social Espaço Negro e Campus dos Malês/Unilab, e com o apoio do Ibirapitanga, Oxfam e outros parceiros.

Além das discussões, os participantes realizaram visitas ao Museu Afro Brasil e ao Movimento Sem Teto de São Paulo. Entre os debates, estiveram presentes temas como homicídios, feminicídios, genocídios e violências domésticas contra pessoas negras. A morte de Mãe Bernadete ocupou um lugar central nessas reflexões, destacando a importância de combater todas as formas de violência.

Os encaminhamentos do evento incluíram a promoção de ciclos formativos em comunidades e escolas, a inclusão das temáticas de educação ambiental, soberania e segurança alimentar na grade curricular, a criação de um e-book sobre conhecimentos ancestrais relacionados a plantas, remédios naturais e hortas, e o desenvolvimento de projetos voltados para a valorização do produtor rural. Também foi destacada a importância de influenciar politicamente em diversos níveis e garantir a efetivação das propostas, respeitando as culturas alimentares locais e promovendo a alimentação saudável.