Guiné Equatorial
A República da Guiné Equatorial está localizada no Golfo da Guiné e está organizada em duas divisões regionais: a Região Continental e a Região Insular. A capital do país é Malabo. As línguas oficiais são o espanhol, o francês e o português. Sua moeda é o Franco CFA.
A região continental faz fronteira ao norte com Camarões, a leste e sul com o Gabão e a oeste com o Golfo da Guiné. A ilha do Corisco também pertence a esta área. A capital do continente é a cidade de Bata. A região insular inclui a ilha de Bioko, onde estão localizadas a capital da ilha, Malabo, e a ilha de Annobón.
A economia da Guiné Equatorial se concentra na pesca e na agricultura, com produtos como o algodão, café, cana de açúcar e várias frutas. Também se destacam as atividades com gado, exportação de madeira e minerais. Desde o fim do século XX, com a exportação de petróleo, a renda per capita tem aumentado significativamente.
Em 1963, províncias ultramarinas de Espanha foram combinadas na região autônoma da Guiné Equatorial e, em 12 de outubro de 1968, tornaram-se um país independente.
Desde 23 de julho de 2014, a Guiné Equatorial passou a fazer parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.