Prorrogadas inscrições até 2/11 para seleção de estudantes internacionais da Unilab
O período de inscrição do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira foi estendido até 23h59min (horário de Brasília) do dia 2 de novembro, conforme Aditivo I ao Edital nº 04/2021, publicado nesta terça-feira (26). Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Seleção de Estrangeiros (Selest).
A Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais, por meio da Coordenação de Seleção, Acolhimento e Acompanhamento, informou que a ampliação do prazo busca auxiliar os candidatos diante de algumas instabilidades apresentadas no Selest.
Com a prorrogação, o resultado preliminar das inscrições passa a ser divulgado no dia 10 de novembro, dando aos candidatos os dias 11 e 12 para interposição de recurso. O resultado final das inscrições será publicado no dia 16 de novembro. As demais datas permanecem como já divulgadas no edital, inclusive o período de aplicação de provas nos países, de 3 a 11 de dezembro.
A Unilab não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do candidato ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a situação de sua inscrição. Confira aqui algumas orientações da Prointer para inscrição.
Sobre o Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros 2021/2022
Esta edição do PSEE oferta um total de 729 vagas para os cursos de graduação da Unilab, para candidatos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As vagas serão distribuídas para entrada em três períodos letivos, sendo:
– 219 para ingresso em 2021.2, com início previsto para 04/04/2022
– 291 vagas para o semestre 2022.1
– 219 para o semestre 2022.2
Os semestres letivos de 2022 têm data de início a definir. Vale ressaltar que, em razão da pandemia, há um descompasso entre o calendário letivo e o calendário civil.
As inscrições para o PSEE são gratuitas. Porém, após a aprovação e a convocação, as taxas e os pagamentos referentes a cópia de documentos, autenticações em cartório, serviços consulares, emissão de passaporte e de visto e passagens para o Brasil são de inteira responsabilidade do candidato. A organização e os trâmites referentes à contratação de moradia, assim como os seus custos durante o curso, também são de responsabilidade dos estudantes. A Unilab, por meio da Prointer e da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), acolherá e auxiliará o aluno ingressante durante o processo de chegada, regularização migratória e inserção acadêmica.
Como acontece nas demais universidades públicas brasileiras, não são cobradas mensalidades / propinas para que o candidato aprovado faça seu curso de graduação. Entretanto, a matrícula não assegura ao estudante o direito de receber automaticamente qualquer modalidade de bolsa ou de auxílio assistencial na Unilab. Para ter informações sobre como concorrer às modalidades de bolsas e de auxílios para estudantes devidamente matriculados, a Universidade disponibiliza os seguintes endereços eletrônicos:
a) Bolsas: www.unilab.edu.br/bolsas
b) Auxílios da Assistência Estudantil: www.unilab.edu.br/auxilios
As informações adicionais sobre este processo seletivo, como aditivos, normas complementares e avisos oficiais, serão disponibilizadas no portal da Unilab , no site da Prointer e nas dependências das Missões Diplomáticas brasileiras nos países parceiros.
Para acompanhamento de todas as etapas do processo, acesse PSEE 2021/2022.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab emite cartas de aceite a candidatos do PSEI 2023 e orienta chegada ao Brasil até 7 de janeiro
- Nota: Envio de cartas de aceite de candidatos internacionais para 2023.2
- Unilab convoca candidatos timorenses e santomenses para próximo semestre letivo de graduação
- [Errata] Convocados do PSEI para 2023.2 devem apresentar documentação nas embaixadas brasileiras de 18 a 29/09; santomenses ficam para outubro
- Semestre 2023.1 tem recorde de ingresso de discentes moçambicanos